Loja VirtualParticipe

Agricultura Familiar

A agricultura familiar é normalmente praticada por pequenos agricultores ou proprietários rurais e como o nome diz é uma atividade realizada por toda a família, pois não exige força física em todas as suas etapas, assim é comum até as crianças participarem.

Este tipo de agricultura estabelece um modelo justo e uma melhor distribuição de renda, já que diferente da agricultura patronal, o agricultor é também o proprietário de sua terra.

A agricultura orgânica é a produção de alimentos de modo natural e saudável, sem o uso de fertilizantes, agrotóxicos, pesticidas e produtos reguladores de crescimento ou geneticamente modificados. Utiliza-se apenas métodos naturais de adubação e de controle de pragas.

Tanto a agricultura familiar, quanto a orgânica, estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento sustentável, ao comércio justo e a uma melhor qualidade de vida dos pequenos produtores rurais.

O MMIB – Movimento das Ilhas de Belém teve uma experiência muito positiva ao adotar a agricultura familiar e orgânica, voltadas pela primeira vez ao cultivo de priprioca, antes na região eram apenas plantadas hortaliças. Agora são 13 famílias que atuam nesta atividade sustentável.

Este cultivo inovou a agricultura local. Foi a partir deste momento que os habitantes passaram a estabelecer um modelo novo de plantio, sem agrotóxicos, queimadas e conservantes.

A priprioca ou piripirioca é uma raiz aromática da Amazônia que possui um cheiro muito marcante e pode ser utilizada na produção de cremes, shampoos, perfumes e etc. Da mesma família do junco e do papiro, suas raízes exalam uma fragrância incomum, leve, amadeirado e picante. É um dos perfumes mais tradicionais da região amazônica e, atualmente, seu óleo essencial é bastante valorizado na indústria farmacêutica e cosmética.

Foi com a priprioca que o MMIB conquistou sua primeira certificação (Certificado de Produtor Orgânico pelo Instituto Biodinâmico - IBD) através de uma parceria com a empresa Natura, um passo fundamental para o entendimento e prática do manuseio ecológico correto.