Agrissilvicultura em Guraratiba

  • alt text

Apresentação

Agrissilvicultura em Guaratiba: é um projeto para inclusão, geração de renda e qualificação profissional dos agricultores de Guaratiba em produção e industrialização de palmito, oriundo da palmeira real. Através deste programa de Educação Ambiental será possível ensinar técnicas para utilização sustentável do solo. Além disso, os agricultores serão motivados a se organizarem em associações de pequenos produtores rurais para se fortalecerem e gerarem renda comunitária.

A Agrissilvicultura será realizada na área do entorno do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), que está sendo suprimida para o plantio de produtos agrícolas, tais como banana, manga, jaca, caqui e etc, que não deveriam estar sendo cultivados em encostas, pois o desmate nestas áreas provoca a erosão e os deslizamentos, uma ameaça para a população.

O reflorestamento com a palmeira real permitirá proteger as espécies da fauna e flora existentes no PEPB, evitar os incêndios florestais e preservar os corpos hídricos existentes.

Guaratiba é um dos pulmões verdes da cidade do RJ e apresenta fragmentos de mata nativa, que necessitam de monitoramento e conservação. A população local formada em parte por agricultores de subsistência que sobrevivem dos recursos extraídos da natureza, desconhece os perigos de uma produção de fruticultura em áreas declivosas e a região carece de um zoneamento agroecológico, por isto é urgente iniciar uma ação socioambiental em Guaratiba.


Data
Março, 2013

Atividade
Socioambiental

Apresentação
Agrissilvicultura_Guaratiba.pdf

Reportagem
Globo_Barra_VivaOrganico.pdf