Loja VirtualParticipe

COLUNA VERDE

Instituto Brasil Justo com o apoio e patrocínio da Petrobras desenvolverá no Pará, em 2014 e 2015, o Projeto Amazônia Justa.

 

    O Projeto Amazônia Justa ganhou no Estado do Pará, o edital de seleção pública, criado pela Petrobras em parceria com o Governo Federal, denominado Integração Petrobras Comunidades!

    O projeto está previsto para início em Janeiro de 2014 e tem duração de 2 anos.

    Esta conquista permitirá a extraordinária oportunidade de criar um e-commerce voltado ao escoamento da produção sustentável de comunidades produtoras na Amazônia, além de capacitação para a comunidade na gestão de seu negócio e no sistema para atualização direta do website, que não apenas será utilizado para comercialização de seus produtos, mas, também para valorização e divulgação da comunidade. Por fim, o projeto prevê a formação de estoque e remuneração para os produtores nos 24 meses.

    Este piloto será o princípio do sonho de atuar na Amzônia a partir de um comércio justo, que inclui as comunidades e associações comunitárias numa cadeia produtiva, que valoriza os produtores e gera renda direta para eles, sem intermediários, que quase sempre pagam valores irrizórios por toda a produção.

    O projeto tem a finalidade maior de que a comunidade alcance autonomia financeira definitiva, que se organize em cooperativas, padronize seus produtos e o mais importante, que toda renda obtida seja a partir de iniciativas que conservam o meio ambiente e proporcionam distribuição justa de renda, já que o valor do que é comercializado é dividido entre os membros da cooperativa.