Loja VirtualParticipe

Cosméticos

A produção de Cosméticos é uma atividade sustentável, não agride a natureza e gera renda para as populações locais.

O processo envolve as seguintes etapas:
1 - Higienização do ambiente e dos utensílios.
2 – Confecção dos produtos
3 – Secagem (processo que ocorre após a retirada dos sabonetes das formas).
4 – Acabamento (Colocação de Rótulos e Embalagens)

A arte de produzir cosméticos é totalmente natural (não envolve produtos químicos). A ASMELC – Associação dos Meliponicultores de Curuçá utiliza em sua produção ingredientes extraídos da natureza, tais como: própolis, argila, mel, erva doce, extratos medicinais, algas marinhas e etc.

A AVIVE – Associação Vida Verde da Amazônia também produz os seus sabonetes a partir de essências e óleos 100% puros e naturais, extraídos artesanalmente e com o uso de mão-de-obra local em todas as etapas do processo.

Os produtos são feitos artesanalmente, a atividade não exige força física (pode ser realizada por mulheres, idosos e crianças) e desenvolve a habilidade manual e a criatividade.

Ao fabricar cosméticos, a comunidade diminui os gastos com produtos de higiene pessoal, podendo produzir sabonetes (para todos os tipos de peles), shampoos, cremes hidratantes e pastas esfoliantes. Os cosméticos além de fundamentais para a higiene pessoal também embelezam. Alguns são medicinais, utilizados em tratamento de pele. É o caso do sabonete de mel, enxofre e calêndula, produzido pela ASMELC para pele acnóide.

É comum às associações e cooperativas que a produção dos cosméticos também ocorra dentro dos núcleos familiares além de em conjunto com os demais membros.