Loja VirtualParticipe

HISTÓRIA

O Instituto Brasil Justo (IBJ) tem investido com capital próprio para dar insumos às associações comunitárias no desenvolvimento do seu negócio. 

Seguem algumas das ações subsidiadas nos último três anos:

> Criação da identidade visual dos produtos da Associação dos Meliponicultores de Curuçá (ASMELC)- Em Março/10 o IBJ patrocinou a criação do logotipo ART MEL, que foi eleito o melhor pela comunidade;

> Criação da identidade visual da ASMELC- Em Julho/11 o IBJ patrocinou a criação da identidade visual da ASMELC, criada também em conjunto com a comunidade;

> Criação Gráfica da Camisa da ASMELC e patrocínio de posterior fornecimento de camisas - Em Julho/11 foi criado e aprovado pela ASMELC o modelo gráfico das camisas da associação e em Dezembro foram enviadas cerca de trinta camisas de todos os tamanhos.

> Criação Gráfica do Banner da ASMELC - Em Julho/11 o IBJ apoiou na criação gráfica do banner da ASMELC. A arte gráfica foi enviada através de email.

> Criação Gráfica dos Rótulos de todos os produtos da ASMELC e patrocínio de Rótulos- Em Julho/11 foram elaborados os rótulos de todos os produtos da ASMELC (20 rótulos) e em Dezembro/11 foram enviados os rótulos via correio.

> Patrocínio de Embalagens para os Produtos - Em Dezembro/11 foram enviadas embalagens via correio (cerca de 30 caixas com capacidade para 3 sabonetes cada).

> Criação Gráfica e Impressão de Revistas Catálogos para a ASMELC - Em Novembro/11 foi finalizado o trabalho gráfico da Revista-Catálogo, após diversas reuniões para aprovação de produtos, preços e fotos. A comunidade também participou da elaboração dos textos e aprovou todo o conteúdo, antes do envio para a Gráfica. Em Dezembro foram enviados 12 exemplares impressos da Revista-Catálogo, com as fotos e preços dos produtos, a história da comunidade e textos educativos, voltados a conscientização sobre a importância da Amazônia e sua conservação.
Em Março/12 foram enviadas novas Revistas-Catálogos, de tamanho maior e incluído mais um produto, a pedido da associação.

> Criação Gráfica e Impressão de Revistas Catálogos para o Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB) - Em Janeiro/11 foi finalizado o trabalho gráfico da revista-catálogo do MMIB, após diversas reuniões para definição dos produtos e preços e aprovação dos conteúdos. Em Março/11 foram enviados 15 exemplares impressos da Revista-Catálogo, com as fotos e preços dos produtos, a história da comunidade e textos de conscientização sobre a importância da Amazônia e sua conservação.

> Compra de Produtos - A partir do ano de 2010 foram realizadas compras de produtos das Comunidades ASMELC, MMIB e Instituto Iraquara, como um meio de apoiar na manutenção e fortalecimento das Associações comunitárias, escoando a produção eco-sustentável e gerando renda para as populações locais.

> Doações de Roupas, acessórios pessoais e brinquedos - A partir do ano de 2010 foram realizadas doações para as comunidades MMIB, ASMELC e Insitito Tapiaim.

> Elaboração de Campanhas para conscientização - Em Setembro de 2011 foi criada a campanha: A Amazônia e o desafio de ser sustentável.

> Em Novembro de 2013 o IBJ venceu o edital de seleção pública criado pela Petrobras em parceria com o Governo Federal: o Integração Petrobras Comunidades, com o projeto Amazônia Justa, no Estado do Pará! http://sites.petrobras.com.br/minisite/ipc/norte-co-mg2013/

Para conhecer mais sobre a ASMELC, MMIB, Instituto Iraquara, consulte o menu "Comunidades".

Para entender mais sobre produção eco-sustentável, consulte o menu "Iniciativas".

Para entender a trajetória da fundadora do IBJ, os obstáculos enfrentados e as superações, consulte o menu Coluna Verde, o artigo: "Como tudo começou", que contará os bastidores vividos pela fundadora e demais integrantes do instituto, para colocar em prática projetos socioambientais, elaborados em conjunto ou feitos para comunidades, no intuito de conservar o meio-ambiente e oferecer condições justas de desenvolvimento social e econômico.