Loja VirtualParticipe

Entrega Sustentável

A Entrega Sustentável é uma iniciativa socioambiental que propõe a diminuição do uso de motos e outros veículos movidos à base de combustíveis fósseis, por bicicletas e triciclos, na atividade de Entrega em Domicílio, no segmento de comércio. Esta é uma proposta para diminuir a liberação de gases poluentes no meio-ambiente: CO - Gás Carbônico, CO2 – Dióxido de Carbono, SO – Óxido de Enxofre, CH4 – Metano e outros.

Além da conservação ambiental, esta iniciativa prevê no ano de 2013, a abertura de 64 vagas para o cargo de Entregador, preenchidas, preferencialmente, por jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos, moradores de comunidades pacificadas do Estado do Rio de Janeiro: Morro do Alemão, Rio das Pedras, Rocinha, Morro dos Macacos, Cidade de Deus e etc.

Os cargos de Entregador e Líder não requerem qualificação, o que possibilita apoiar jovens de diferentes graus de escolaridade e de baixa renda.

Para permitir ao entregador a continuidade de seu estudo formal e o ingresso no programa de educação ambiental, são pré-requisitos: estar matriculado em uma escola (pública ou privada), caso o jovem ainda não tenha concluído o segundo grau e nos cursos de Educação Ambiental ou Agente Ambiental, ministrados pelo IEVA – Instituto de Eventos Ambientais, que em parceria com o INEA – Instituto Estadual do Ambiente, já realiza cursos de Educação Ambiental nas Comunidades. O curso será pago pelo IBJ e apenas permanecerão neste projeto os contratados que demonstrarem comprometimento e assiduidade.

A carga horária reduzida permitirá conciliar o trabalho com a escola e a educação ambiental.

O objetivo é promover a educação ambiental, conservar o meio-ambiente, diminuir as desigualdades sociais, melhorar a distribuição de renda e aumentar a escolaridade.

O slogan “Entrega Sustentável: Cidadania e Ecologia no seu Bairro” foi criado para incentivar o cidadão comum a participar de ações socioambientais em seu próprio bairro, mesmo que seja utilizando apenas o seu poder de consumidor. Pequenas ações se multiplicadas levarão às comunidades a uma maior participação na economia local e integração social.

Dentre os principais parceiros do IBJ estão os Comerciantes locais, os Moradores, as Lideranças comunitárias, os formadores de Agentes Ambientais, as Associações de Moradores, que podem cumprir um importante papel no combate à exclusão social e as escolas, partindo-se da premissa de que a educação é o começo de tudo, imprescindível ao desenvolvimento humano.

Estes jovens estão numa fase vulnerável e decisiva para a formação de seu caráter e personalidade, eles necessitam de suporte para que tenham condições mínimas de fazerem as melhores escolhas para as suas vidas, distantes da violência, drogas e prostituição, resultantes de uma estrutura familiar deficiente e da total falta de perspectiva.

Campanha voltada ao cidadão comum. Slogan: “Entrega Sustentável: Cidadania e Ecologia no seu Bairro”

Este é o século da sedução tecnológica e de bens de consumo. O século em que as regras são ditadas pelo comprador e está nele o poder de aceitar ou não um produto e/ou serviço ofertado no mercado. São as pequenas escolhas individuais de cada um ao realizar a compra que definirão o sucesso ou fracasso de uma corporação e consequentemente dos valores e práticas empregados nela. Assim, cada compra consciente transforma, pois fortalece novas cadeias produtivas que respeitam os seres vivos e conservam o meio-ambiente.

O morador que quiser participar deste programa oferecerá sua maior contribuição ao preferir comprar de um estabelecimento que ofereça o serviço de entrega sustentável.

Pequenas ações como esta, se multiplicadas e praticadas de forma consciente serão capazes de transformar o bairro, poluindo menos o ar que todos respiram e diminuindo as injustiças sociais locais e a indiferença entre moradores vizinhos.