Loja VirtualParticipe

Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB)

O MMIB é uma organização autônoma, sem fins lucrativos, existente desde 1998, oriunda do Grupo de Mulheres da Associação de Produtores da Ilha de Cotijuba – GMAPIC e denominada no ano de 2002 Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém. Sua atuação abrange as ilhas de Cotijuba, Ilha Nova, Jutuba, Paquetá, Tatuoca, Urubuoca e ilhas adjacentes, situadas no entorno de Belém, no estado do Pará.

A missão do MMIB é promover o desenvolvimento social e econômico da região através da produção eco-sustentável e contribuir para um desenvolvimento humano igualitário e social das mulheres e homens das ilhas de Belém, sem discriminação política, partidária, religiosa, étnica e social.

Suas atividades de produção e venda de priprioca, biojóias e papel artesanal geram renda e autonomia financeira, fundamentais no fortalecimento e na recuperação da auto-estima de mulheres que antes de virarem integrantes do MMIB se viam limitadas a esfera doméstica.

O MMIB estimula a gestão participativa e democrática, isto porque em seu estatuto prevê uma forma de gestão baseada em coordenações formadas por 9 mulheres, sendo sua duração máxima de dois anos, renovados por mais dois anos. Atualmente é presidido pela Sra. Daniele de Jesus da Conceição e a Sra. Lais Pimentel.

O MMIB conta ainda com um quadro de 60 associados, 20 são homens. É gratificante perceber as mudanças que ocorrem na vida familiar dos que participam do grupo. Pouco a pouco homens e mulheres começam a se integrar e construir juntos uma sociedade melhor para todos.

Segundo o Artigo 3° do Estatuto do MMIB é objetivo do Movimento:
a) Estimular a organização comunitária, as atividades de geração de renda visando a melhoria das condições de vida das associadas;
b) Promover o auto desenvolvimento profissional como forma de elevação do nível social, cultural e intelectual da mulher e do jovem;
c) Incentivar a conquista da cidadania:
d) Viabilizar o acesso às políticas públicas;
e) Garantir os direitos assegurados em legislação específica às crianças, adolescentes, mulheres, idosos e portadores de necessidades especiais;
f) Proporcionar acesso às informações sobre a realidade social e a capacitação profissional através de palestras, debates, cursos, seminários, oficinas e outros meios necessários ao alcance dos objetivos;
g) Integrar a mulher ao meio social, trabalhando as questões de gênero e auto-estima.

A qualidade dos produtos confeccionados pelo MMIB é o resultado de formações obtidas em empreendedorismo, cultivo orgânico da priprioca, fabricação de papel artesanal feito com fibra de bananeira, beneficiamento de sementes e construção de Biojóias.

O MMIB está entre as raras associações de pequenos agricultores da Amazônia com certificação. São certificados em priprioca e outros produtos como hortaliças pelo Instituto Biodinâmico - IBD. Atualmente o MMIB está tentando obter o certificado de Utilidade Pública

Utilizando também o recurso obtido na parceria com a Natura e com a Escola Bosque (Escola da Prefeitura) o MMIB atividades de educação, voltadas para crianças, adolescentes e adultos que desejam se capacitar nas seguintes oficinas:
1 - Produção de Papel Artesanal (fibra de bananeira) e Reciclado (papelão, papel e forma de ovo)
2 – Beneficiamento de Sementes
3 - Produção de Biojóias
4 – Produção de Embalagens e Itens de Papelaria
5 – Desidratação e Beneficiamento de Folhas
6 – Inclusão Digital (Internet direcionada para que as pessoas aprendam a acessar o email, pesquisar, consultar sites úteis e etc).
7 – Produção de mudas nativas para reflorestamento
8 – Cultivo de Hortaliças (incentivar a produção de hortaliças no quintal dos habitantes locais).
9 - Manutenção do Maquinário (motores)

Como o MMIB hoje se destaca como uma organização modelo tem uma maior facilidade para obter apoio e fazer novas parcerias. Os parceiros do MMIB são duradouros e se sentem tão satisfeitos que divulgam e indicam o Movimento para outros, o que amplia cada vez mais a atuação da organização.

Mensalmente o MMIB recebe entre 3 a 4 visitas de grupos engajados em Iniciativas Socioambientais.

Esta credibilidade é o resultado de muito esforço e é graças a isso que o MMIB cada vez mais aumenta as suas operações e gera renda não apenas para si, mas, para toda a comunidade.
As crianças e os adolescentes que vem para o MMIB se sentem acolhidos, há um clima familiar e ao mesmo tempo regras básicas para uma boa convivência entre todos. As crianças e os adolescentes se capacitam nas oficinas, recebem um gostoso e gratuito lanche e principalmente ampliam seus horizontes.

(Texto extraído e validado com os representantes do MMIB).

Contatos do MMIB:
Site: http://movimentodemulheres-mmib.blogspot.com/
Email: mmibcotijuba@yahoo.com.br

Endereço da Sede do MMIB:
Rua Magalhães Barata, 935 – Cotijuba, Belém – Pará.

Endereço para Correspondência:
Caixa Postal: 7008
Cep: 66810-970
Belém – Pará – Agência Icoaraci