Loja VirtualParticipe

Papel Artesanal

Produção de papel artesanal é a arte de fabricar papel da fibra extraída do caule da bananeira. Em alguns casos, como o do MMIB Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém, utiliza-se a parte do tronco da bananeira que seria descartada.

O processo é artesanal, corta-se o tronco, cozinha-se o tronco em grandes panelas, então esta massa vai para o liquidificador e se torna mais homogênea. A partir daí utiliza-se uma tela que define o formato e a espessura do papel. As telas são expostas ao sol e após cerca de 7 horas secam e os papéis estão prontos para serem utilizados!

Esta atividade é totalmente sustentável, propicia renda sem agredir o meio-ambiente.

A fabricação de papel artesanal também pode impulsionar a plantação de bananeiras na região. É o caso do MMIB – Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém, por exemplo, que passou a não só plantar bananeira, como a incentivar os habitantes locais a plantarem também.

Através do papel artesanal são confeccionados diversos itens de papelaria: caixas, embalagens, blocos, convites, certificados e outros. O papel de fibra de bananeira também serve para imprimir e pode ser colocado normalmente em impressoras.

Sua comercialização não é fácil, normalmente é destinada a um público muito específico.